top of page

HISTÓRIA

Foi fundada em 1993, por iniciativa de um grupo de meimoenses e com o apoio da Junta de Freguesia, a qual, ainda esse, ano lhe cedeu o 1.º piso do edifício das suas instalações, como consta de um auto de cedência assinado pelos 3 membros da junta de Freguesia, em 9 de dezembro de 1993. 

Ultrapassadas as burocracias habituais e até alguns obstáculos de cariz político, a associação viria a ser registada, com os respectivos estatutos, na Direção Geral da Ação Social em 10 de março de 1995, como consta do livro 6, folhas 25 e 25 verso, e reconhecida pela tutela como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e pessoa colectiva de utilidade pública em 6 de abril de 1996, com efeitos a 5 de agosto de 1994.

O Centro de Dia iniciou as suas actividades em agosto de 1995, após ter celebrado acordos com os serviços de segurança social do distrito de Castelo Branco. Os acordos com a Segurança Social comprometem o Centro de Dia a prestar serviços de solidariedade social a idosos e outras pessoas vulneráveis e, por contrapartida é comparticipado financeiramente pela tutela do estado.

Durante os mais de 25 anos de vida da associação, procederam-se a constantes obras de melhoria das instalações e aquisição de viaturas e equipamentos, com vista a dar cada vez melhor qualidade de vida aos utentes do centro.

Os atuais estatutos da associação foram aprovados em assembleia geral de sócios de 18 de outubro de 2015, no seguimento da publicação de nova legislação que obrigava a alterações estatutárias das IPSS. Foram enviados para publicação no ano seguinte, conforme se comprova pelo ofício do Centro Distrital de SS de castelo Branco, enviado à Direção Geral da Segurança Social, em 14 de janeiro de 2016.

bottom of page